O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

30/01/2011

Não existe economia liberal no mundo ocidental.

Vi pelo youtube a palestra deste link , em que o Instituto Mises (os que defendem a economia sem governo, chamados neste blog por IREL - Igreja Radical da Economia Liberal), através do palestrante, desce a lenha no Brasil para criticar o modelo econômico, quase comunista, do país.

Até concordo com os números e alertas do palestrante, mas pergunto: há alguma economia liberal no mundo ocidental? A resposta é NÃO!

Nos EUA não existe capitalismo liberal de fato. O que existe lá é um espírito empreendedor e fortemente competitivo, centrado no indivíduo. Mas está longe de ser liberal porque o governo controla tudo. O maior exemplo foi a causa da crise econômica de 2008: cada americano, mesmo sem condições, poderia comprar mais de um imóvel, já que os juros são subsidiados (pagos pelo governo através de deduções no imposto de renda). Isso provocou o excesso de alavancagem no sistema e a quebra no fim de 2008.
Não dá para falar em capitalismo liberal na Europa, com a França quase socialista, Escandinávia e sua carga tributária de cerca de 50% (quer mais socialismo que isso?).

No Brasil não existe espírito individual empreendedor e competitivo como nos EUA, razão pela qual aqui parece não haver capitalismo. Mas eu diria que o capitalismo brasileiro é mais selvagem do que nos EUA, com origem na própria história do Brasil, que começou com uma empresa privada financiada pelo Rei de Portugal  (a Cia. das Índias Ocidentais), que aqui aportou em 1500 e começou a depredar todas as riquezas do país para levar para fora, sem nenhum investimento interno. O que aconteceu nos EUA foi o contrário: cidadãos ingleses descontentes e empreendedores correram para lá para fundar uma nova nação e com total investimento interno.
Nunca existiu e nunca existirá economia liberal sem fortes controles de governos. Os governos nascem na economia, de uma forma ou de outra. É como pensar um condomínio sem síndico.

26/01/2011

Queda não é sinal de força: o erro em comprar só porque caiu.

Li agora há pouco no site deste link, uma recomendação de compra de vários papiros que desabaram ao longo dos anos. Segue abaixo o quadro, extraído do citado link. O autor do site diz, em resumo, que vale a pena comprar um pouquinho e esquecer, porque podem voltar próximo ao valor máximo.
Eu já analisei alguns dos papéis listados e sei que a queda deveu-se a vários fatores fundamentalistas: prejuízos acumulados com posterior aumento de capital e consequentemente diluição do valor da ação; erros de administração; mudanças no mercado de atuação, dentre outros.
Não recomendo de forma alguma a compra desses papiros, mas serve para ilustrar que investir em bolsa pode ser pior que a renda fixa. Por outro lado, uma boa escolha dos papéis pode enriquecer o investidor. É a cruz e a espada de fato.

25/01/2011

Renda Fixa X Ações: dá para comparar?

Nosso Duque de Itapira, Conselheiro Literário e General da Brigada Internética, El Gnomo de Itapira (vide credenciais neste link), descobriu um texto na web e trouxe à discussão aqui no Reino das Blue Chips, no post logo abaixo.

O texto discutível é este, constante neste link:
"Se você acha que seguro mesmo é investir na poupança, reflita sobre o que vou dizer a seguir: nos últimos 10 anos, quem aplicou exclusivamente na poupança perdeu dinheiro, porque o IPCA avançou mais no período, do que a rentabilidade obtida nesse investimento. A poupança é menos volátil, mas é muito mais arriscada para o investidor de longo prazo do que investir em ações".

Gnomo sabiamente refutou tal assertiva, dizendo:

"Mas tá estranho isso aí que o Fabão escrivinhou. Não tenho nos meus guardados tudo que é dado e tabela. Mas indo lá na calculadeira do cidadão do BC:
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores
Se vc mete nela 12/2000 a 12/2010 o IPC-A pro periodo é 90,96%. Se meter IPCA-E já sai 90,96%.
E se meter pra poupança 31/12/2000 a 31/12/2010 ele apresenta 122,20%. Então, sinceramente não sei em que período de 10 anos foi que ele constatou a poupança perdeu pro IPCA.
Agora, noves fora, desde quando um investimento em renda variável (ações em bolsa) no qual o principal, em tese, pode virar pó se a empresa falir é MENAS arriscado que a poupança (mesmo numa hiperinflação) no qual o principal sempre estará preservado, fora os 0,5% de juros impostos por lei?
Sinceramente é complicado. Então devemos concluir que a Bovespa/BMF, como instituição, é mais sólida e garantida que a CEF pros caraminguás do cidadão".
 
Realmente o IPCA não parece ter ganho da poupança nos últimos 10 anos.
Eu comparei a poupança e IPCA com alguns papiros e vi que VALE5, PETR4, LAME4, nos últimos 10 anos, deram de 10 a 0 na poupança. Outros ativos pederam feio até para o IPCA, tais como NETC4 e INEP4 (é por isso, viu Mr. ME PAI MEI, que é melhor comprar poupança que inepar, KKKKKKKK).
 
PORTANTO, o Reino das Blue Chips convida o  autor do assertiva em questão gentilmente vir aqui para justificar seus cálculos, já que tanto o Rei das Blue Chips quanto seu Conselheiro Literário não conseguiram encontrar fundamentos.


O Rei das Blue Chips foi pessoalmente ao reino do "pequenoinvestidor" para postar um convite.

Adicionalmente, El Gnomo de Itapira escreveu brilhante texto sobre o tema nos comentários do post abaixo, que agora o Rei eleva à categoria de post:

"[...] o que ocorre e que vemos muito, mas muito mesmo nesses pseudo financiscistas de internet é uma mistura perigosa de juventude (inexperiência) com ignorância (pouco conhecimento sobre mercado e suas regras, finanças, filosofia e matemática).
Não é errado buscar compararações entre mercados e investimentos distintos. E claro, tentar tirar alguma vantagem do cruzamento de suas características especificas e retornos.


Mas.... o erro comum que todos esses pseudo financista de web cometem é fazer essa comparações como se fossem "ativos" iguais, com pesos iguais, com caracteristicas iguais, volumes iguais, natureza jurídica igual, mercados iguais, regras de funcionamento iguais.


Enfim... a velha explicação clássica do absurdo de se comparar tomates com caquis! Julgando coisas diferentes como iguais (ou pelo menos parecidas) apenas pela aparência.


E esses equívocos estão por demais amplificados com a disseminação dessas informações absurdas pela web. Como outro exemplo temos explicações sobre uma teoria que se chama "aloukeichon" em que é dado um exemplo hipótetico como esse:


"""se a alocação em Renda-Fixa cair de 50% para 30% e sua alocação em Ações subir de 50% para 70%, ele irá proceder o rebalanceamento vendendo os excedentes de 20% em ações para comprar os 20% restantes em Renda-Fixa. E assim prossegue, até que o limite entre 30% e 70% seja atingido novamente"""
Como, que um investimento em renda fixa vai cair de 50% pra 30% no mundo real? Pela lógica do portfolio apresentado (50% rf + 50% rv) seria uma queda de 40% nos investimentos em renda fixa! É possível? Claro... mas é porque de alguma forma o sistema financeiro tá ruindo. Não se trataria de uma "natural volatidade". E tb não é nem um pouco racional esperar que os outros 50% em ações caminhem fortemente na direção oposta numa situação dessas... kkk.


Talvez alguem diga: gnomo, seu bobo, na verdade a renda fixa não se desvaloriza 40% no exemplo acima passando de 50% pra 30% na cota do portfolio! Na verdade foram as ações que subiram muito atingindo a cota de 70% do portfolio! Pois é... Mas pra o valor das ações passarem de 50% pra 70% de um portfolio (50/50) sem novos aportes e sem a hipotetica forte queda da renda fixa, não se trata de um simples crescimento aritmético de 20% do valor das ações, mas sim, de uma valoração geométrica de 132% só da carteira de ações! A carteira ficaria assim: 50 (30% rf) + 116 (70% rv) = 166 (100%).


Enfim, a prática de "vender" discursos malucos sempre existiu. Mas ultimamente a coisa anda muito amplificada graças a web".
-

19/01/2011

Paradoxos da bolsa: Banco Panamericano e alta dos juros

Paradoxo difícil de resolver.
Hoje chamaram-me atenção dois fatos paradoxais:

1- BPNM4:  O banco divulgou comunicado dizendo que um fundo andou comprando a rodo e com isso passou a deter mais de 10% das PN. Ué, mas o banco não está quase quebrado? Talvez alguém sabe de algo que eu não sei ou simplesmente adotaram aquela estratégia perigosa de "caiu demais, agora vai subir".

2 - Alta dos juros induz à queda na bolsa, porque muitos migram para os títulos de renda fixa - esse é um dogma do mercado. Mas o paradoxo é que o governo aumentou os juros justamente porque a economia está bombando. Nesse ambiente, as empresas tendem a vender mais, crescer mais e lucrar mais  (nem todas, obviamente). Por isso, imagino que os grandes investidores da bolsa tendem a migrar para as empresas ligadas à subsistência e demais itens básicos (alimentos, energia). O mamão com açúcar pode estar aí!!

16/01/2011

OGXP3: venda de parte dos ativos pode estar mais perto.

Dinheiro trazendo felicidade?
Olha mais um mamão-com-açúcar que pode pintar por aí, segundo a notícia de 14/01/2011 no link abaixo.

15/01/2011

ELET3 : olha o trade mamão-com-açucar

O Rei das Blue Chips falou sobre ELET3 neste blog em maio e outubro/2010 (basta pesquisar por ELET3 na barra de pesquisa aí ao lado). E veja que ela acaba de aumentar o capital para investir mais e com isso certamente lucrar mais no futuro, dando aos seus acionistas o papiro ELET1. Para LP continua uma boa!
-

Olho no lance: China quer investir mais no exterior.

Chinesinhas com o capeta no corpo!
Empresas com rumores de serem  vendidas parcial ou totalmente, tais como PMAM3, OGXP3, podem trazer trades mamão-com-açúcar se os chinos resolverem tirar o escorpião do bolso e investir mais aqui. OLHO NO LANCÊÊÊ!

"PEQUIM - A China Investment Corp (CIC), o fundo soberano de US$ 300 bilhões do país, pediu mais investimentos do governo central, uma vez que já utilizou seu atual pool de recursos, disse Wang Jianxi, vice-presidente executivo da CIC.
...

Wang afirmou que seria bom para a China investir suas reservas estrangeiras nos setores de energia, matérias-primas, agricultura e alta tecnologia no exterior. Ele também sugeriu o estudo da opção de compra de bens de consumo no exterior usando as reservas estrangeiras.  Ele disse que é a alta concentração de ativos em dólares nas reservas, mais do que o dólares e os títulos do Tesouro norte-americano em si, que representam riscos elevados".
-

13/01/2011

O Rei dos Micos nos EUA ganha US$8,7 Mi em um dia.

O site advfn divulgou a notícia abaixo. Essa é em homenagem ao Fabiano Rei dos Micos. Isso sim é que é trade mamão com açúcar em mico, não? Resta aos blue chipeiros baterem palmas ao Cinquenta-Centavos.
De fato, a ação estava US$ 0,05 no dia 06 e pulou para 0,36 em 10/01/2010.
Ele conseguiu fazer o que muitos tentam aqui no Brasil e não conseguem, KKKKKKKK

"Rapper 50 Cent indica mico no Twitter e ganha R$ 15 milhões.
O famoso rapper 50 Cent ganhou US$ 8,7 milhões, aproximadamente R$ 15 milhões, em apenas um dia recomendando as ações de uma empresa desconhecida pelo Twitter na segunda-feira, dia 10 de janeiro. O músico enviou a seguinte mensagem aos seus seguidores: "Você pode dobrar seu dinheiro agora mesmo. Compre todas as ações que puder". As ações em questão eram da empresa H&H Imports, uma ação que seria considerada um "mico", utilizando o jargão comum no mercado brasileiro. As ações da companhia subiram quase 300% naquele dia. O que muitos não sabiam era que 50 Cent havia ganho dos controladores da companhia um lote enorme de ações e ainda mais opções sobre essas ações, garantindo lucros ainda mais espetaculares caso o preço delas subissem rapidamente. Analistas comentam que a atitude do músico seria considerada ilegal no Brasil, ainda mais sem deixar claro o jogo de interesses escondido por trás da indicação".
-

12/01/2011

O Rei das Blue Chips e a Análise Técnica.

Hmmm... sobe, desce, sobe, desce
Vamos ver se acerto a AT de alguns papiros. Não sou fã desse tipo de análise e não é objetivo deste blog, mas talvez conjugada com a Análise Fundamentalista pode dar certo:

OGXP3: momento de indefinição com leve tendência à queda. Há dias a AT parece ter sinalizado o fim da tendência de alta. Parece que agora vai buscar os 19,XX. Quem comprou esperando os fundamentos ( farm-out,  início de produção, reavaliação das reservas) talvez deva esperar.

JBSS3: parece ter finalizado seu processo de queda ocorrido há meses atrás. A AT mostra que pode buscar os 7,58 recentes, mas a tendência de alta não se mostra muito definida.

ECOD3: o micodiesel é ruim de fundamentos, mas graficamente está muito bem, sinalizando busca dos 1,11 ou mais. Só para traders grafistas mesmo.

INEP4: gráfico mostra certa indefinição com leve tendência de alta podendo buscar os 5,70 e só. Se os membros da IRI - Igreja Radical Inepariana - arrebanharem mais fiéis, pode subir mais. Entretanto, a AT não consegue descobrir fé religiosa em papiros da bolsa. Nesse papiro acho que vale muito mais a AF - Análise de Fora, que consiste em ficar de fora e observar, KKKKKKKKKK.
-

07/01/2011

Emprego nos EUA: recuperação fraca, mas firme.

Acredito que no médio prazo os EUA darão a volta por cima.

Foto da bandeira original de 1813.

Aí vai uma homenagem aos EUA, que em breve irão liderar novamente a economia mundial, levando nossa bolsa nas costas (como sempre), alavancando nossas exportações e com isso trazendo trades papaya-with-sugar.

A letra desta música reflete bem o americano médio.


Para os comunistas e antiamericanos de plantão, experimentem cantar o hino e sentir um pouco o que é um país de verdade.

http://americanhistory.si.edu/starspangledbanner/sing-the-national-anthem.aspx

-

01/01/2011

OGX pode receber oferta de compra de petrolífera chinesa.

Chinesinha louca pela OGX
Notícia da Bloomberg neste link de 31/12/2010 diz que a Cnooc desistiu de pagar pelo menos US$ 7 bi em parte das reservas da OGX.e uma participação na empresa. Outra petrolífera chinesa, a Sinopec Group, está avaliando em fazer uma oferta.
A notícia não diz a quantidade de barris que seriam comprados.


Só resta fazer umas simulações sobre os BOE por enquanto, para emular o valuation de OGXP3.
Supondo que o valor fosse US$ 8 bi ao dólar a 1,70:

Percentual das reservas                         Valuation de OGXP3:
10%                                                                   36,80
15%                                                                   28,04
20%                                                                   21,03

Portanto, o grande X da questão é a quantidade de reservas a ser comprada... Alguém sabe de algo por ai?
-