O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

28/11/2010

Comentários sobre o programa "Dinheiro em Ação" de 28/11/2010.

Hoje não houve nenhuma menção à Inepar. Suspeito que seja uma indicação velada, já que eles indicaram o site e blog, locais onde derramam indicações de compra desse mico.

O engraçado hoje foi que, nos créditos no final do programa, retiraram o email do gmail da produtora "Indica Filmes", talvez porque eu falei sobre esse fato nos comentários sobre o primeiro programa.

Ficou melhor o programa hoje. Muito assunto para pouco tempo. E sem mal-exemplo para as criancinhas desta vez ( o ME desta vez esqueceu o charuto e o uísque).

Não leram o email que enviei, perguntando sobre as ações de elétricas das quais falaram no programa passado.
-

25/11/2010

EBITDA: a repimpoca da parafuseta das finanças.

Não se enganem com empresas que apresentem bom EBITDA mas má situação patrimonial em outros aspectos do balanço. Há defensores ferrenhos desse treco, mas os órgãos reguladores (CVM, IBRACON) sempre ressalvam seu uso na análise da situação patrimonial das empresas.

CUIDADO!! Se o mecânico de seu carro disser que o problema é na repimpoca da parafuseta, retruque dizendo que o EBITDA da oficina mecânica dele é X vezes o EV e que ele precisa de um empréstimo seu a 8% de juros ao mês para resolver o problema!! KKKKKKK.

21/11/2010

Comentários sobre o programa "Dinheiro em Ação" da Empiricus de 21/11/2010.

A mensagem subliminar do programa Dinheiro em Ação
Vou começar pela conclusão: foi "xoxo"; meia-boca; morno.

Apesar do programa ter sido abaixo de minhas expectativas, parabenizo a Empiricus e continuarei assitindo. Acho que vcs têm potencial  para melhorar e muito o programa.

O primeiro programa da TV aberta brasileira focado diretamente no mercado de ações teve uma estréia apagada.

Mas a meu ver o programa é um sintoma do atual estágio do mercado de ações no Brasil.

Juntando este programa com os vários acontecimentos dos últimos anos da economia mundial e brasileira, o programa é um sinal de que o mercado de ações no Brasil só tem a se desenvolver ainda mais.

Por isso, é bom procurar papéis que tendem a se valorizar nos próximos anos, já que o número de acionistas individuais na Bovespa tende mesmo a subir.

Falando especificamente sobre o programa:

1 - Letterman, Pai Mei, Metrics e A Voz:  são os apelidos de cada integrante do programa que aparecem na vinheta. Ficou muito ruim, sem sentido, uma piada mal contada e sem graça. Eles nem tocaram nesses apelidos durante o programa. Parece coisa de produção amadora, caseira.

2- Análise de ações:    a parte que realmente foi  boa, junto com a análise econômica mundial atual. Mais uma vez, Paulo Gala dando suas pequenas ótimas aulas de economia. Pena que durou pouco tempo. Falta aprofundarem nesse tema, trazendo um power-point, algum gráfico, enfim, elaborando  melhor as análises.

3 - Inepar:  para disfarçar, o ME falou apenas "en passant" sobre o micaço da Empiricus, a INEP4. Falou que já foi blue chip junto com Paranapanema e outras e quem tinha "esse tipo de ação" naquela época ficou rico... KKKKKK.  Eu que conheço o caso sei muito bem que ele morreu de vontade de berrar a plenos pulmões: COMPREM INEPAR PELAMORDEDEUS!!!!

4 - O Mistério: no finzinho do programa, ME disse que demoraram a estrear  o programa na TV porque esperaram o dia certo: dia 21 , 10 horas (apesar do programa começar às 21h), e que isso tem a ver com algo subjacente, oculto... Suspeito de duas coisas:
 a) ou o ME quer passar a mensagem subliminar de que Inepar vai subir a 21,00 e que espera isso há 10 anos, quando começou a comprar o mico;
 b) ou talvez ele queira dizer que começou a comprar o mico há 10 anos atrás e seu preço médio é 21,00 e não vê a hora de desovar esse treco...
Vamos aguardar para ver! Eu acho que é alternativa "b", KKKKKKK.

5 - A produtora INDICA:   nos créditos após o fim do programa, aparece o nome da produtora, que, se não me falhe a memória, chama-se INDICA. O email que aparece lá é indica@gmail.com  .  Isso não passa credibilidade, afinal, uma produtora com email gratuito do gmail passa a impressão de amadorismo,  não é? KKKKKK.

6 - TV Gazeta:  esse canal pega em quase lugar nenhum; somente quem conhece a Empiricus sabe que existe esse programa. Pelo menos despertou a curiosidade de uns 10 ou 14 telespectadores,  :  ) .
-

13/11/2010

OGXP3, ELET3, ELET6 e PMAM3 seguem com grande potencial de alta.


Apesar do momento de queda  nos últimos dias, motivado principalmente por especulações e incertezas sobre situações macroeconômicas e políticas (reunião do G20 e transição de governo no Brasil), os fundamentos de Paranapanema, OGX e Eletrobrás mostram boa possibilidade de apreciação de seus papiros:

1 - OGXP3: notícia de 12/11/2010 deste link mostra que os analistas de mercado continuam confiantes com o papiro:

2 - ELET3: o release de resultados do 3T10 mostra expressivo aumento de lucratividade e de faturamento. Além disso, acho que em breve teremos uma reestruturação patrimonial favorável aos acionistas.

"A Eletrobras informou nesta quinta-feira que registrou no terceiro trimestre de 2010 lucro líquido de 799,8 milhões de reais, contra 453,8 milhões no mesmo período do ano passado.O geração de caixa das controladas medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 5,03 bilhões de reais, contra 3,62 bilhões de reais do período entre julho e setembro de 2009".

3 - PMAM3: para minha surpresa, as ITR do 3T10 vieram muito melhores que eu esperava, com expressivo aumento do faturamento e lucro nos 9M10. A melhor parte são as perspectivas para o futuro, mostradas neste trecho das ITR. Não é à toa que a Vale está querendo comprar há tempos:

"Ao longo de 2011, serão conduzidos estudos sobre os 105 direitos minerários da Paranapanema registrados
no DNPM, que incluem reservas de cassiterita, cobre, cromo, chumbo, estanho, molibdênio, ouro, prata,
níquel, titânio e zinco, dentre os principais, para verificação do tamanho da reserva e viabilidade de
exploração, nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Rio Grande do Sul;
Investimentos esportivos de 2011 até 2016 para a Copa, Olimpíadas e demais eventos sediados no Brasil,
estimados em R$10 bilhões por ano pela ABRAMAT/FGV, levarão a grandes inversões em infra-estrutura,
habitação, construção civil, transporte urbano e de carga intermodal, com taxas acima do crescimento médio
do PIB, da ordem de 5% ao ano previsto para a economia Brasileira, para o período de 2010-2016,
representando, crescimento significativo na demanda por produtos de cobre;
O fechamento de plantas (pequenos smelters não integrados) de cobre eletrolítico na China por questões
ambientais e a paralisação e possível fechamento de um smelter na Índia, pelos mesmos problemas, com
conseqüente diminuição da demanda por concentrado de cobre, tem mostrado melhoras nas negociações em
andamento com as mineradoras para 2011/2012 do TC/RC, tendência já verificada no mercado spot".

11/11/2010

Inflação em dólar pode ser bom para a bolsa em geral.

A recente decisão dos EUA de emitir dólares para resgatar seus títulos de dívida poderá trazer mais liquidez às bolsas e, com isso, elevar o preço de alguns papiros que ainda estejam baratos.

Aqui no Brasil a bolsa tenderá a cair se o mercado se assustar com medidas governamentais no início de 2011. Como se trata de eleição do clone do Lula, acredito que não haverá grande surpresa, exceto se houver um novo desestímulo à entrada de capital estrangeiro para compra de ações.

Nessa possível volatilidade, acho que será bom aproveitar quedas para comprar papiros ligados à energia elétrica (ELET3 e ELET6, LIGT3, GETI3, MPXE3), petróleo (OGXP3 e talvez HRTP3).
As indústrias ligadas ao mercado interno também podem ser uma boa e destaco FRIO3.

Em recente palestra feita na USP, Eike Batista disse que o carro elétrico (na verdade, híbrido de elétrico mais um combustível inicialmente) veio para ficar e, por isso, minas de cobre e de lítio podem ser rentáveis.
Na Bovespa eu conheço somente PMAM3, que é smelter de cobre (não tem minas de cobre)
Recentemente divulgaram que o Afeganistão tem reservas enormes de lítio.Quem quiser comprar terras lá e iniciar a exploração das minas de lítio poderá fazer trades mamão com açúcar, desde que sobreviva por lá, : )
-

10/11/2010

É impossível não acompanhar a novela da Inepar !

Acompanhar os rumos da INEP4 é muito melhor que assistir aos episódios do Dr. House ou até mesmo do que ler "1822" de Laurentino Gomes.

No blog da Empiricus, encontramos hoje uma carta aberta que quase expõe todas as entranhas da briga estabelecida entre minoritários e controladores. Para quem gosta do mercado, é para ler duas vezes.
See full size image
Uma briga bonita de se ver!! KKKK

Essa briga é apenas um sinal de que o mercado de ações no Brasil está se desenvolvendo. Vale a pena tentar achar ações baratas hoje para vender em um futuro em que haverá muito mais pessoas no mercado (mas eu não aposto em Inep4).

Espero que eles não apaguem o link: 



Segue trecho interessantíssimo do link acima:

  "Deve ser respeitado o movimento dos minoritários. Vocês da Inepar deveriam ter evitado aquele comunicado grosseiro que publicaram no site da Inepar, condenando o artigo no Brasil Econômico. O que os minoritários fazem e farão não é da conta de vocês. Vocês devem dar graças a Deus por terem dezenas de milhares de acionistas que querem o bem da empresa, muitos deles devotando, sem qualquer incentivo especial, mais tempo de seus dias do que o fazem alguns dos sócios controladores. Outra: quando forem escrever algo, caprichem no português. Há 8 erros no texto publicado, começando com a vírgula mal colocada logo no início. Mostrem classe! Respeitem os outros! Não se pronunciem sobre o que não lhes cabe. ! Se viessem a público, a respeito da matéria, dizer-nos “a empresa está concluindo o processo com o BNDES e está atenta a todas as possibilidades para destravar valor aos acionistas, e agradece aos minoritários que tem devotado tempo e DINHEIRO para nos fazer pensar, nos ajudar”, vocês teriam ganho muito mais. E não nos chamem de idiotas ao afirmarem que “tem tradição em transparência”. Parecemos palhaços para vocês?"

---------------------------------

BPNM4 X INEP4:

E o que o Banco Panamericano tem a ver com a Inepar? O Chrisinvestor escreveu hoje no seu twitter , sobre o Panamericano, que "por trás de um balanço saudável pode existir muita podridão".

No caso de Inepar, o que muitos querem vender aí na internet é que pode haver o contrário: por trás de um  balanço podre, pode existir uma  boa empresa...

São as incongruências da bolsa, KKKKKKKKK
-




05/11/2010

Não à CPMF, não à CSS, não à volta da CPMF !!

Criei um texto para enviar a deputados e senadores sobre o NÃO À CPMF, NÃO À CSS.

O link está na página abaixo, com lista de emails de deputados e senadores facilmente copiáveis e coláveis.

Acessem e enviem o protesto aos legisladores o mais rapidamente possível.

http://reidasbluechips.blogspot.com/p/cpmf-nao-css-nao.html
-


04/11/2010

Eletropaulo divulga balanço do 3T10 muito bom, mas...

... Mas falta a preciosa informação sobre se haverá ou não a provisão para a famosa causa de R$ 1Bi envolvendo a Eletrobrás.
Por isso, mantenho-me afastado de ELPL6, apesar das boas demonstrações contábeis.
-