O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

30/07/2010

Vale e Ecod3 - Ecodiesel

Balanços da Vale de 2T10 vieram bons, mas o mercado precifica o futuro... Vamos ver como o mercado vê o futuro da Vale através dos preços dos seus papiros.
Serra disse que mamona mereceria um "obituário" e voltou a criticar o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, segundo notícia deste link. Para quem gosta de ECOD3, pode significar um trade mamão estragado com açucar com formiga.
-

27/07/2010

David Zylbersztajn, ex-diretor da ANP, lê este blog, só pode!

Em vídeo de 22/07/10, neste link, "David Zylbersztajn, ex-diretor da ANP, acredita que o petróleo pode ser visto no futuro como o cigarro é visto hoje, com uma espécie de vilão. E o mundo pode estar às vésperas do que ele chama de uma grande ruptura nos padrões de produção de energia".

O Rei das Blue Chips já falou isto neste blog há mais de um mês, basta pesquisar aí abaixo. A conclusão é que este blog está ficando famoso, kkkkkkkkk.

Mas e o preço dos papiros da Petrobrás? Não dá para saber. Esta provável ruptura certamente não é driver para o momento. O óbvio seria cair muito, mas se o preço de CRUZ3 só sobe, então, no curto prazo, PETR irá variar segundo outros fatores.
-

26/07/2010

Vai um emprego aí?

Para quem acha que a crise já acabou, notícia de 25/7/10
"A taxa de desemprego de 9,5% registrada nos Estados Unidos em junho oculta um dado ainda mais preocupante - a população sem trabalho supera essa média em 19 dos 51 Estados americanos e alcança 14% nas regiões mais industrializadas do país".
-

24/07/2010

Eu acho que o double-dip é mais provável agora.

Só o fato do BC Europeu divulgar que faria o tal do stress-test já serve de aviso de que há algo de podre. Obviamente, o BCE não iria divulgar um resultado do tipo "tá tudo ruim", sob risco de caos financeiro. Como já era esperado, disse que tá tudo bem com os bancos.
Há indicadores e notícias sobre possível ajuste, para baixo, do preço do minério de ferro e de outras commodities, que seria um efeito retardado da crise de 2008-2009. China parece que de fato irá arrefecer seu crescimento; desemprego ainda é forte nos EUA, que aumentaram a ajuda a desempregados, lembrando muito 1931.
Portanto, acho que  nada melhor do que uma RF para repousar o rico dinheirinho enquanto o kiss of death é iminente.
-

21/07/2010

Forte alta de ontem do Ibovespa não quer dizer fim da crise.

Cuidado!  Há bons indicadores na economia brasileira, mas ela é, obviamente, dependente da Europa e EUA. Até o fim deste ano e início de 2011 ainda seremos assombrados pelo fantasma da crise fiscal de países da Europa, que pode arrastar alguns bancos e a economia para baixo, levando junto as ações.
-


17/07/2010

FED diminui suas previsões sobre crescimento dos EUA.

Notícia de 14/07/10, deste link, diz que o desemprego dos EUA tende a ficar entre 9 e 8% em 2010 /2011 e que economia pode levar de 5 a 6 anos para total recuperação. Notícia BEAR, dando uma patada nos BULLS.  Pode significar trades mamão estragado com açucar com formiga para comprados e kiss of death para alguns papiros.
-

16/07/2010

Dow Jones em 5000 pontos: é a previsão de Charles Nenner Research.

O analista americano Charles Nenner, em notícia neste link, diz que o índice DJ vai a 5000 pontos e que as bolsas estão em um prolongado BEAR MARKET.
Interessante é o título da notícia: "Caia fora enquanto pode", kkkkkkk. O histórico de acertos dele, mencionado na notícia, é impressionante. Charles, que usa análise técnica, diz para o investidor voltar à bolsa somente com DJ em 7k ou 5k.
Parece ser mais um cavaleiro do apocalipse das bolsas. Eu concordo com ele. Não sei se DJ vai a 5K, mas acho que IBOV tende a cair para uns 47K, conforme já postei aí abaixo.
Recentes indicadores das economias chinesa, européia e americana respaldam essa análise.
-

15/07/2010

Virou mico? Até miqueiro já está de olho em Petrobrás!

Um blog especializado em micos escabrosos, neste link, cujo conteúdo não recomendo a iniciantes, até porque o próprio autor já diz que tem problemas com  a CVM, está recomendando papéis da Petrobrás - PETR4 PETR3. Não concordo com cerca de 99,5% do conteúdo deste blog, mas gosto de ler às vezes até para rir um pouco, porque a variedade de micos é enorme - ao ler, parece que estou fazendo um safári na África..
Um miqueiro convicto falando em PETR4 ! É porque micou de vez??  KKKKKKK.
Se caiu, tem algo errado - ou por especulação, ou por erro de avaliação dos vendedores, ou por problemas com a empresa, ou com a economia, e por aí vai.
No caso da Petrobrás, ninguém sabe se vai cair mais ou se esse é o fundo. O certo é que tem muita gente pensando em qual seria o melhor momento para entrar ALL-IN nesse papel (inclusive eu). A definição do processo de capitalização é que vai determinar o fundo do poço. E no futuro, há outros drivers: sucesso e custo do pré-sal, preço e demanda do oil, como ficará a lucratividade da empresa, energias alternativas ao oil, participação do governo,  quem vai ser eleito... O buraco é mais embaixo na Petrobrás.
-

13/07/2010

Análise fundamentalista da girafa: pode estar em extinção.

Neste domingo 11/07/10, o canal National Geographic mostrou biólogos estudando e dissecando duas girafas. Ficaram espantados com suas adaptações biológicas que permitiram o sucesso da espécie com características tão sui generis: pescoço e pernas enormes.
Por outro lado, as mesmas características que permitiram o sucesso podem estar contribuindo para sua extinção. O habitat da girafa está mudando e, junto com ele, o ambiente outrora favarável ao animal pescoçudo e pernudo.
---
O ambiente econômico mundial está em plena mudança. Empresas que outrora tiveram sucesso podem, no novo ambiente, terem sérios problemas, se não conseguirem se readaptar. Diferentemente dos animais, empresas podem mudar seu organismo rapidamente - o que depende muito de seus gestores.

Acho que temos que ficar de olho nas novas tecnologias que estão por vir, principalmente na área de energia (combustíveis, principalmente).
-

12/07/2010

China compra mais petróleo e soja e menos minério de ferro.

Notícia de 10/07/10, neste link, mostra que China compra mais petróleo e soja e menos minério de ferro, o que pode fazer papiros da Vale e MMX proporcionarem trades mamão estragado com açucar com formiga para os comprados. ECOD3 também pode cair mais, porque sua principal matéria-prima, a soja, pode ter os preços aumentados.
-

10/07/2010

O fim da Idade do Petróleo pode estar mais perto do que se imagina.

Em 04/07/10,  o twitter do Obama tem o seguinte texto: " We’re going to keep fighting to advance our recovery and accelerate the transition to a clean energy economy. Watch:http://j.mp/brnZMY".


Conhecendo a força dos EUA e sua necessidade de criar nova fonte de riqueza, para recuperar seus empregos perdidos, eu diria estamos diante do início de uma nova era na tecnologia energética.
Não quer dizer que o petróleo deixará de ser importante, mas sua demanda, nos próximos 15 a 20 anos, poderá ser reduzida nos EUA - pelo menos para calefação. 
Cuidado aos donos de ações de OGX, Petrobrás e suas dependentes, tipo Lupatech e Inepar.
-

09/07/2010

Frases interessantes sobre grana (6):

"Mulher,hemorróidas e dinheiro,quem tem não diz."
Fausto Silva

"O dinheiro não tem a mínima importância,desde que a gente tenha muito."
Truman Capote

"Não tente pagar os seus impostos com um sorriso. Os fiscais preferem em dinheiro."
Autor Desconhecido

"Quando a esquerda começa a contar dinheiro,converte-se em direita."
Carlito Maia

-

08/07/2010

Frases interessantes sobre grana (5):

"O dinheiro não nos traz necessariamente a felicidade. Uma pessoa que tem dez milhões de dólares não é mais feliz do que a que tem só nove milhões."H.Brown

Quando um homem diz: "O dinheiro compra tudo",a coisa fica clara - ele não tem dinheiro."Edgard Watson Howe

"Oh! Se os ricos fossem tão ricos como os pobres imaginam!"Emerson

"A falta de dinheiro é a raiz de todos os males."George Bernard Shaw"-

-



07/07/2010

G-20: o mundo está mesmo em uma nova fase.

As discussões da reunião do G-20  de 26/06, aliadas às notícias dos últimos 12 meses (crescimento dos BRIC; crise na Europa e EUA; estagnação do Japão; crise financeira e outras) indicam que estamos em plena nova fase da economia mundial. Por isso, todo cuidado é pouco e, sobretudo neste momento crucial, os investimentos em ações podem dar chances de ganhar muito dinheiro, mas também há chances de perder muito. Tudo depende da escolha correta dos papiros e, principalmente, do momento. Eu não ficaria surpreso com grandes acontecimentos no mundo financeiro mundial agora... Resta somente ficar atento e tentar o posicionamento correto. Good luck for all!
-

Frases interessantes sobre grana (4):


“A pobreza não surge da diminuição dos bens, mas da multiplicação dos desejos”
(Platão)


“Os homens esquecem mais facilmente a morte dos pais do que a perda dos bens”.
(Maquiavel)


“Os juros compostos são a oitava maravilha do mundo moderno”.
(Albert Einstein)


“Quem disse que dinheiro não trás felicidade não conhece o nosso serviço de tele-entrega.”

(Pára-choque de caminhão)
-

06/07/2010

Frases interessantes sobre grana (2):

“O dinheiro é melhor do que a pobreza, nem que seja por razões financeiras”.
(Wood Allen)


"Quem perde tempo reclamando não tem tempo de ganhar dinheiro"

Sabedoria Popular

“Muitos querem ser ricos. Mas poucos estão dispostos pagar o preço para isso”.
(Robert Kiyosaki)
-

Frases interessantes sobre grana (3):

“É melhor arriscar coisas grandiosas alcançando triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”.
Franklin Roosevelt

“Seu lugar no futuro depende das suas escolhas de hoje. Portanto, cuida da sua Educação Financeira”.
José Pio Martins 

Mercado financeiro não é loteria. Quem aposta, geralmente perde. Quem investe, normalmente ganha.
Álvaro Modernell
-

05/07/2010

Parece ser um bom livro: "Você Pensa o que Acha que Pensa? "

Indicado neste site: http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/arch2010-07-01_2010-07-31.html:

"Diz Dostoiévski: O homem tem tal predileção por sistemas e deduções abstratas que está disposto a negar intencionalmente a verdade, a negar a evidência dos seus sentidos só para justificar a lógica. Nada mais errado, dizem Julian Baggini e Jeremy Stangroom (e não Strongroom, como escrevi no artigo desta quarta-feira). Eis o comentário dos dois filósofos, no livro Você Pensa o que Acha que Pensa? Se você se pegou fazendo que sim com a cabeça e concordando com Dostoiévski nessa cáustica rejeição da lógica, este teste poderá fazê-lo pensar duas vezes. Dostoiévski não tinha razão: os seres humanos são terríveis quando se trata de lógica e estão dispostos a negar a simples evidência dela só para justificar palpites e intuições".
-

03/07/2010

Previsões sobre o mercado em 2010.

Já que  acertei o resultado e a expulsão do jogo Brasil e Holanda (nesse link externo e neste link interno), acertei o nível de vários indicadores constantes nos links, acertei as altas e quedas de ELPL6 e OGXP3 recentes (use a barra pesquisa ao lado),  entusiasmei-me e agora vou fazer previsões para a bolsa em 2010:

Nos meses restantes de 2010, o IBOV vai atingir níveis entre 39K e os atuais 62K. Vai terminar 2010 no máximo em 57K (visão otimista), podendo terminar muito bem em cerca de 40K.
Arrisco aqui cotações mínimas que alguns papéis poderão atingir até 12/2010 e algumas justificativas:
VALE5: 27,00 - temores de menor crescimento da China; recessão na Europa; fuga dos estrangeiros da bolsa.
PETR4: 22,00 - queda do preço do petróleo; capitalização.
ELPL6: 27,00 - downgrades de grandes corretoras; fuga de estrangeiros da bolsa; especulação sobre causa de 1Bi com Eletrobrás.
TRPL4 - 36,00 - idem.
GETI4 - 14,00 - downgrades de grandes corretoras; fuga de estrangeiros da bolsa.
INEP4 - 1,90 - balanços ruins em 2T10 e 3T10; demora da Petrobrás em licitar compras; especulação sobre derrota nas licitações.
ECOD3 - 0,43 - balanços ruins em 2T10 e 3T10; aumento do preço da soja; competição com pequenas empresas de biodiesel.

É sim, acho que os mercados estão BEAR mesmo.

E para finalizar: Alemanha será campeã, na final contra Holanda. Jogo ficará empatado. Haverá um grande rally nos pênaltis, e Alemanha deverá ganhar por 20 a 19, com um holandês chutando o último para fora, dada sua exaustão.

CNBC espalha medo no mercado: investidores veem "Cruz da Morte".

Como se já não bastasse o "Kiss of Death" dos famosos Cavaleiros do Apocalipse da internet, a CNBC, nesta noticia de 01/07/10, diz que os investidores podem estar olhando para o firmamento à procura de ajuda neste mercado volátil, mas o que eles verão, mais brilhante do que nunca, será a aterrorizante "Cruz da Morte" - "dreaded Death Cross".
Para quem está líquido e fora do mercado nesse momento, dá até para rir. E quem está comprado? Ficaria em pânico e vederia tudo?
Notícias podem induzir ao erro às vezes... Ou talvez ajudar a perder pouco.
-

02/07/2010

Schwarzenegger extermina salários na California.

A coisa tá braba nos EUA. Motivado pela demora dos legisladores em aprovar o orçamento, o Exterminador e Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, ordenou que todos os servidores remunerados por hora recebam um salário mínimo, e que os gerentes tenham um corte também. O cara da folha de pagamento disse que não vai obedecer porque o computador não deixa fazer essa modificação. O lance está indo parar na justiça.
Chama a Sarah Connor para ele. Notícia nesse link.
-

01/07/2010

Previsões ruins para amanhã, dia 02/07/10.

Vou colocar minha cara à tapa e fazer as previsões para as bolsas brasileira, americanas e européias para amanhã, dia  02/07/10.

Acho que vai ser queda geral, motivada pelos dados sobre emprego que saem nesta madrugada na Europa e pela manhã nos EUA. Acho que desemprego na Europa atingirá os 11% e na Itália 9%.

Nos EUA, serão extintas 115 mil vagas, e desemprego ultrapassará os 10%. Piorando a situação, as encomendas à indústria cairão 0,6%, . O custo da mão de obra cairá 0,2%, indicando contratações com salários mais baixos.

Assim, as bolsas americanas e européias cairão cerca de 1,50%; Bovespa cairá mais de 2%. Não me assustaria em ver quedas de 5% para Vale e GGBR; BBAS3 irá segurar o índice.

E o placar do jogo será Brasil 0 X 1 Holanda, gol no segundo tempo, aos 34 minutos, com um jogador brasileiro expulso. Alemanha serã campeã mundial.

E tenho dito.
-

Afinal, os ventos sopram a favor ou contra o setor de mineração atualmente?

Essa notícia de 27/06 diz que o setor de mineração de Corumbá ainda não se recuperou da crise de 2008/2009, já que os empregos e arrecadação fiscal do setor ainda não retomaram patamares anteriores.
Está confuso analisar esse setor... Os preços do minério sobem e a China diz ontem que descobriu mina de minério de ferro (sempre falam isso quando negociam preços mas continuam comprando da Vale). O momento é mesmo de indefinição.
Para completar o cenário indefinido, esta notícia de 28/06 diz que  ..."os estrategistas de ações europeias do Morgan Stanley disseram acreditar que um novo mergulho nas economias da Europa, dos Estados Unidos e do mundo é pouco provável. "Os dados sobre o mercado de trabalho parecem ser o fator mais importante a se observar, mas acreditamos que a perspectivas de melhora nas folhas de pagamentos é boa, levando em conta o fortalecimento nos indicadores sobre emprego. Entretanto, outros dados importantes devem enfraquecer no futuro, o que pode significar a continuidade dos receios sobre o crescimento por mais um mês ou dois" ".
-

Quer comprar uma ilha grega? Já está à venda.

Lendo esta notícia, concluo que é provável que o turismo na Grécia possa ser turbinado nos próximos 5 a 10 anos, caso de fato as ilhas sejam vendidas. Há males que trazem o bem. Se eu tivesse realmente muita grana, poderia ser um grande trade mamão com açucar de longo prazo, já que há ilhas relativamente baratas por lá.
Quem comprar, favor postar aqui no blog o resultado e estou aberto a convites para visitar sua nova propriedade, ok? (eheheheh)
-

Frases interessantes sobre grana (1):


"Marx escrevendo sobre dinheiro é como padre falando sobre sexo."
Paulo Francis

"Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está loco para ter; quem tem está cheio de problemas por causa dele."
Ayrton Senna
-