O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

30/06/2010

Setor elétrico fica menos atraente, segundo Goldman Sachs.

Como se não bastasse as más notícias vinda da China e do G20, os TUBAS estão rebaixando o setor elétrico,  conforme notícia abaixo deste link. Salvem-se quem puder, eheheheheh.

"29/06/2010 - 18:06



Setor elétrico perderá o charme nos próximos dois anos?
No relatório assinado por Francisco Navarrete e André Gaeta, analistas do Goldman Sachs, acreditam que o setor elétrico brasileiro será menos atraente nos próximos dois anos. E das 11 principais ações negociadas na Bovespa, reduziram a classificação da Eletropaulo e da Light para a venda; de sete para neutra e recomendaram a compra de apenas duas, Cesp e Copel. Nesse cenário desfavorável, os analistas da instituição norte-americana demostram maior pessimismo em relação às distribuidoras, devido à aproximação do ciclo de corte nas tarifas e a grande competição nas fusões e aquisições. E também não revelam otimismo com as geradoras, se preocupando com os sinais de queda nas tarifas para o próximo ano e dividendos menos atrativos. Os especialistas do Goldman Sachs rebaixaram de compra para neutra a recomendação das ações da Cemig, apresentando como argumento o fato da empresa ser controlada pelo governo de Minas Gerais e o mercado ainda ter uma visão negativa sobre o resultado potencial das eleições de outubro, além de suas potenciais aquisições e as ações continuaram a ter um fraco desempenho".
-

Paul Krugman está pessimista: pode ser um mau sinal.

Este artigo do Paul Krugman é bem coerente. Concordo com ele no seguinte ponto: o problema dos gastos dos governos é a qualidade, e não exatamente a quantidade. Trata-se de mau gerenciamento global.
Vou reproduzir o artigo inteiro, que está neste link:

"A terceira depressão



28 de junho de 2010
19h35


Paul Krugman



Recessões são comuns; depressões são raras. Pelo que sei, houve apenas duas eras na história econômica qualificadas como “depressões” na ocasião: os anos de deflação e instabilidade que acompanharam o Pânico de 1873, e os anos de desemprego em massa, após a crise financeira de 1929-31.
Nem a Longa Depressão do século 19, nem a Grande Depressão, no século 20, registraram um declínio contínuo. Pelo contrário, ambas tiveram períodos em que a economia cresceu. Mas esses períodos de melhora jamais foram suficientes para desfazer os danos provocados pela depressão inicial e foram seguidos de recaídas.
Receio que estamos nos estágios iniciais de uma terceira depressão. Que provavelmente vai se assemelhar mais à Longa Depressão do que a uma Grande Depressão mais severa. Mas o custo – para a economia mundial e, sobretudo, para os milhões de pessoas arruinadas pela falta de emprego – será imenso.
E esta terceira depressão tem a ver, principalmente, com o fracasso político. Em todo o mundo – e, mais recentemente, no profundamente desanimador encontro do G-20, no fim de semana -, os governos se mostram obcecados com a inflação quando a verdadeira ameaça é a deflação, e insistem na necessidade de apertar o cinto, quando o problema de fato são os gastos inadequados.
Em 2008 e 2009, parecia que tínhamos aprendido com a história. Ao contrário dos seus predecessores, que elevavam as taxas de juros para enfrentar uma crise financeira, os atuais líderes do Federal Reserve e do BCE (Banco Central Europeu) cortaram os juros e partiram em apoio aos mercados de crédito. Ao contrário dos governos do passado, que tentaram equilibrar os orçamentos para fazer frente a uma economia em forte declínio, os governos hoje deixam os déficits aumentarem. E melhores políticas ajudaram o mundo a evitar o colapso total: podemos dizer que a recessão provocada pela crise financeira acabou no verão (no hemisfério norte) passado.

Mas os futuros historiadores irão nos dizer que esse não foi o fim da terceira depressão, da mesma maneira que a retomada econômica em 1933 não foi o fim da Grande Depressão. Afinal, o desemprego – especialmente o desemprego a longo prazo – continua em níveis que seriam considerados catastróficos há alguns anos e não dão sinal de queda. E tanto Estados Unidos como Europa estão próximos de cair na mesma armadilha deflacionária que atingiu o Japão.


Diante desse quadro sombrio, você poderia esperar que os legisladores tivessem entendido que não fizeram o suficiente para promover a recuperação. Mas não. Nos últimos meses observamos o ressurgimento da ortodoxia do equilíbrio orçamentário e da moeda forte.


O ressurgimento dessas teses antiquadas é mais evidente na Europa, onde as autoridades parecem estar usando os discursos de Herbert Hoover para fundamentar sua retórica, incluindo a afirmação de que elevar impostos e cortar gastos vai expandir a economia, melhorando a confiança nos negócios. Mas, em termos práticos, os EUA não estão agindo muito melhor. O Fed parece consciente dos riscos de uma deflação – mas o que propõe fazer com relação a esses riscos é, bem, nada.


O governo Obama entende os perigos de uma austeridade fiscal prematura – mas como os republicanos e democratas conservadores do Congresso não aprovam uma ajuda adicional aos governos estaduais, essa austeridade se impõe de qualquer maneira, com os cortes no orçamento estaduais e municipais.

Por que essa virada equivocada da política? Os radicais com frequência referem-se às dificuldades da Grécia e outros países na periferia da Europa para justificar seus atos. E é verdade que os investidores atacaram os governos com déficits incontroláveis. Mas não há nenhuma evidência de que uma austeridade a curto prazo, face a uma economia deprimida, vai tranquilizar os investidores. Pelo contrário: a Grécia concordou com a adoção de um plano severo de austeridade, mas viu seus riscos se ampliarem ainda mais; a Irlanda estabeleceu cortes brutais dos gastos públicos e foi tratada pelos mercados como um país com risco maior do que a Espanha, que até agora reluta em adotar medidas drásticas propugnadas pelos radicais.

É como se os mercados financeiros entendessem o que os legisladores aparentemente não compreendem: que, embora a responsabilidade fiscal a longo prazo seja importante, cortar gastos no meio de uma depressão vai aprofundar essa depressão e abrir caminho para a deflação, o que é contraproducente.

Portanto, não acho que as coisas tenham a ver de fato com a Grécia, ou com qualquer apreciação realista sobre o que priorizar, déficits ou empregos. Em vez disso, trata-se da vitória de teses conservadoras que não se baseiam numa análise racional e cujo principal dogma é que, nos tempos difíceis, é preciso impor o sofrimento para outras pessoas pra mostrar liderança.

E quem irá pagar o preço pelo triunfo dessas teses conservadoras ? A resposta é: dezenas de milhões de trabalhadores desempregados, muitos deles sujeitos a ficar sem emprego por anos e outros que nunca mais voltarão a trabalhar".

29/06/2010

Analistas dizem que dados do emprego dos EUA virão muito ruins na sexta.

Esta notícia de 28/06 do Market Watch diz que os dados sobre emprego nos EUA, a serem divulgados na próxima sexta, virão bem ruins, em grande parte pelo fim do recenseamento, que vai causar a demissão dos recenseadores. Realmente, o esperado é taxa de desemprego de 9,8% e queda de 103.000 no número de empregados. Apesar das demissões no setor público, o setor privado parece estar levemente se recuperando.
Eu acho que isso fará a bolsa cair no curto prazo, tanto a Bovespa quanto as americanas.

Twitter do Eike: "China irá consumir mais!" Será?

Frase de Eike Batista em 26/06/10 em seu Twitter: "A China ira consumir mais! Lembrem-se eles tem mais de 2Tri de Dollares de Reservas! Maravilhoso para o Brasil e o Mundo!"

Se ele estiver certo, isso pode ser bom para papiros da Vale, aliado à notícia de que a China irá valorizar gradativamente seu Yuan, proporcionando facilidade para suas importações.
Resta ver se as grandes corretoras, que usualmente operam VALE5, vão comprar mais o papel...  Atualmente, os ventos estão mudando muito no mercado.
-

28/06/2010

VALE5: análise gráfica e fundamentalista indicam que pode subir.

Essencialmente uso a análise fundamentalista, mas recorro frequentemente à análise gráfica para tentar achar bons momentos. As últimas notícias, somadas à análise gráfica, indicam que Vale5 está em um bom momento para alta no curto prazo. Tem dois gaps interessantes que podem ser fechados: 43,40 em 13/05/10 e 48,70 em  27/04. Papel fez interessantes fundos ascendentes a partir de 21/05/10, indicando tendência terciária de alta. Se o fluxo estrangeiro e boas notícias vindo da China e da reunião do G-20 ajudarem, acho que o papiro pode subir adestradinho para fechar esses gaps, proporcionando trades mamão com açucar aos comprados.
-

O Twitter do Eike Batista: vem aí a ITX ?

http://twitter.com/eikebatista  : Este é o twitter do Eike. Vale a pena dar uma lida no que escreve o bilionário. E ele já disse lá que a ITX (sua possível empresa de tecnologia da informação) vem por aí, eheheheheh ...
-

27/06/2010

Cuidado com JBSS3 : EUA estão embolando o meio-de-campo dela.

Essa notícia de 26/06/10 pode pesar sobre os papiros da JBS e fazê-los cair. Segue abaixo trecho:
"Os Estados Unidos informaram mais um recall de produtos do frigorífico JBS. Na última quinta-feira, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), do Departamento de Agricultura, solicitou que a empresa retire do mercado 27 toneladas de carne bovina industrializada".
Por outro lado, notícia de 25/06 deste link diz que vendas de carne cresceram 20% nas vésperas de jogos do Brasil... Qual notícia vai pesar mais?   : )
-

26/06/2010

Tem empresa gringa de olho na OGX !


Eu acho que OGXP3 a 18,00 está cara, mas tem empresa de olho, conforme notícia de  08/06/10.


"O vice-presidente de Estratégia Internacional da Statoil, Ivan Sandrea, declarou hoje no 33rd IAEE, no Rio, que vê as descobertas da OGX com grande interesse por serem próximas a suas áreas e serem de óleo pesado. Por enquanto, contudo, não há previsão de qualquer negociação entre as empresas, disse. "Eles são tão bem sucedidos, porque fariam parceria conosco? Talvez no futuro, estamos trabalhando de olho nas oportunidades torcendo para ter sorte também", declarou ele. Quanto ao marco regulatório, Sandrea disse que o país está evoluindo em estágios que fazem sentido para a iniciativa internacional. Para ele, a discussão é um movimento natural para um país que fez recentemente uma grande descoberta. "Estamos confiantes que o Brasil vai continuar um lugar lucrativo para investir. É um país com excelentes expectativas de crescimento tem uma grande indústria, um setor de serviços maduro, instituições sólidas e é um mercado que está crescendo”, afirmou".
-

25/06/2010

China vai valorizar aos poucos sua moeda: bom para a Vale ?

Notícia de 16/06, neste link, diz que China irá valorizar aos poucos oYuan. Isso significa que suas importações ficam mais baratas, ao mesmo tempo em que suas exportações ficam menos competitivas.
Eu acho que isso é bom para a VALE5, já que este fato tende a facilitar as vendas para a China. Ao mesmo tempo, pode ser bom para a economia mundial com um todo, já que os preços dos produtos chineses tendem a ficar mais caros, facilitando a competição para outros países.
-

24/06/2010

Reestudando OGXP3: talvez 18,00 esteja caro no curto prazo.

OGX prevê que extrairá 20 mil, 730 mil e 1.380 mil BOE em 2011, 2015 e 2019. Estimando preço do barril a US$100,00 em 2011, prevejo dividend/yield de míseros 0,3% considerando cotação de 18,00. Portanto, acho que OGX a esse preço está cara demais por este ponto de vista, no curto prazo.
Mas titio Eike gosta de fazer um "negocinho" e sempre vende suas empresas. Pelo ponto de vista de preço de aquisição, talvez 18,00 seja um bom preço, ou talvez até barato - aí depende de quem vai comprar.
Por outro lado, para 2015 e 2019, o preço de 18,00 está até barato, considerando o d/y.
-

23/06/2010

Eletrobrás lucra R$738 milhões, mas pode estar devendo R$ 3,5 bilhões.

Agora descobri um motivo que pode ser o principal "driver" da baixa cotação das ações da Eletrobrás em relação ao seu VPA e à sua lucratividade. É o famoso empréstimo compulsório sobre consumo de energia acima de 2.000 kWh, que poderá ser devolvido aos "credores", conforme esta notícia de 19/06.
Ao mesmo tempo, Eletrobrás divulga lucro de R$738 Mi no 1T10, conforme esta notícia.  Como é um lucro trimestral, pode ser que no ano de 2010 ela lucre perto de R$3 bilhões, desde que o dólar ajude, o que poderia fazer frente às ações judiciais.
-

22/06/2010

Agnelli diz que demanda por minério continua forte.

A notícia deste link, de 18/06, pode indicar trade mamão com açucar em VALE5 e suas opções, com objetivo de CP em cerca de 46 ou 48,00. Talvez seus papiros tenham caído exageradamente nas últimas semanas.
-

21/06/2010

Projetos da OGX suportariam petróleo até a US$22,00.

Segue abaixo trecho da notícia de 21/05/10, deste link . Se a informação abaixo for verídica, com oil a US$70,00 haverá lucros mamão com açucar para OGX, titio Eike e seus acionistas, não é?
"Apesar de planejar o início da produção de petróleo para o primeiro semestre do ano que vem, com os testes de longa duração (TLD) na Bacia de Campos, o diretor-geral afirmou que poderá buscar expansão internacional, caso os próximos leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não tragam áreas interessantes. A petroleira poderá começar a explorar petróleo na Colômbia, país onde diversos membros da diretoria têm grande conhecimento técnico. Além disso, a OGX cogita entrar na exploração na costa ocidental do continente africano. "Você tem que ficar olhando saídas. Obviamente que se houver leilões no Brasil que apresentem potencial razoável, nós não vamos. Nossa ideia não é sair, é focar no Brasil e será continuar focando no Brasil", disse o diretor-geral. Ele disse ainda não se preocupar com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional, já que os projetos se sustentariam com o barril valendo até US$ 22.
-

20/06/2010

EUA descobrem reserva mineral afegã estimada em US$ 1 tri.

E o buraco era mesmo mais embaixo lá no Afeganistão. Eu sempre achei que essas guerras ideológicas e político-religiosas do Oriente Médio tinham, no fundo, interesses econômicos escondidos e velados. Tá aí a ponta de um iceberg, ou melhor, de uma pepita de ouro e de depósitos de lítio, despontando em meio às sangrentas e desoladas areias afegãs.
Destaco trecho da notícia, neste link:
"De acordo com a matéria, a descoberta poderia fazer do Afeganistão um dos principais centros mundiais de mineração - ou, como uma nota do Pentágono deixa claro, a "Arábia Saudita do lítio", em referência ao papel do petróleo da economia saudita.
A descoberta, feita por um pequeno grupo de oficias e geólogos americanos, foi comunicada ao governo afegão. A previsão é que a potencial "indústria de mineração" ainda leve muitos anos para se desenvolver, mas oficiais acreditam que investimentos já poderiam ser feitos mesmo antes de as minas se tornarem "rentáveis" ".

-

19/06/2010

Autor de "Fernão Capelo Gaivota" está no Brasil

Richard  Bach, autor de "Jonathan Livingston Seagull" está no Brasil, conforme esta notícia de 14/06.
Esse livro (que virou filme) é marcante e imperdível.
-

ELPL6 lidera indicações de carteiras defensivas.

Notícia de 14/06/10, deste link, diz que Eletropaulo lidera ranking com 5 indicações, junto com TRPL4.
Ativo adestradinho. Trade mamão com açucar. Rumo aos 50,00 em 01/2011. Prá miqueiro bater palmas, kkkk.
-

18/06/2010

39% das empresas elevaram investimentos no 1º trimestre de 2010.

Só vejo notícias boas no setor privado brasileiro, as óbvias notícias ruins sobre alguns governos perdulários da Europa e a recuperação claudicante dos EUA.
Empresas brasileiras aproveitaram o dólar barato e ampliaram sua capacidade.
Notícia neste link:
"Isso caracteriza a boa fase da indústria brasileira que está investindo não só em atividades criativas, como também na ampliação da capacidade física", destacou Arcuri. O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, destacou que a decisão das empresas de investirem em P&D está sendo motivada pela exigência dos clientes. Outro fator de influência na decisão da indústria de aprimorar seus produtos é o crescimento da demanda interna e as pressões de custo na produção".
-

17/06/2010

Quer apostar no futuro? Que tal a ELPL6 e o carro elétrico urbano?

A Eletropaulo está desenvolvendo o projeto de carro elétrico urbano, conforme notícia a seguir, de 30/04/10:

A AES Eletropaulo participa do projeto da prefeitura de São Paulo destinado a viabilizar o uso de veículos elétricos na cidade. Os entendimentos ganharam velocidade desde a recente assinatura de parceria entre o município e a Renault/Nissan. “Temos disponibilidade para atender pontos de recarga, mas ainda não é possível fazer a venda direta, porque não há tarifa específica para esse tipo de atendimento”, conta Roberto Di Nardo, diretor Executivo de Operações da AES.
A concessionária já vem desenvolvendo um projeto de pesquisa e desenvolvimento em torno das possíveis formas de comercialização de energia para veículos elétricos em geral, incluindo motocicletas. A Eletropaulo chegou a fazer um workshop interno com a apresentação de tecnologias e já realizou testes com utilitários no transporte de correspondência entre as unidades da companhia.
“É uma oportunidade bastante interessante para quem vende energia, porque o abastecimento poderia acontecer durante a madrugada, quando o sistema está menos carregado e, portanto, com tarifa mais baixa, ou ao longo do dia, com valores talvez mais elevados por conta da demanda pesada”, entende Di Nardo.
Entretanto, os estudos terão de ser bem detalhados, ressalva o executivo, e passam primeiro pela definição das caracteríticas do posto de recarga. Discute-se, por exemplo, se bastará conectar o veículo à rede ou substituir suas baterias. Em princípio, a ideia é oferecer a energia em tensão de uso doméstico, como 110/220 V".
-

16/06/2010

Método infalível para valorizar sua carteira.


Além de negociar ações, agora você também pode fazer uma macumbinha por internet.
Basta acessar o site http://macumbaonline.com  e mandar ver! Quem sabe o papiro sobe adestradinho e proporcione trades mamão com cachaça do Preto Véio, Ô!    : )
-

15/06/2010

Apesar da crise na Europa, vários sinais de crescimento do Brasil.

Fábrica alemã de embalagens vais se instalar no Brasil, conforme essa notícia de 08/06.
Bolsa vai acompanhar o crescimento interno ou vai ficar olhando?

O "Pibão" do 1T10 no Brasil confirmou que o Brasil saiu definitivamente da crise, segundo H. Meirelles, nesta notícia.
-

14/06/2010

TAM aposta no aumento da riqueza e compra US$3 bi em aviões.

Essa notícia sobre a TAM indica que há setores apostando pesadamente em recuperação e aumento da riqueza.   Mas há aqueles que acham que Kiss of Death é iminente, tais como o economista do Goldman Sachs, nesta notícia.
Em quem você coloca mais credibilidade? No setor empresarial ou em um economista do Goldman Sachs, aquele mesmo que ajudou a fraude na Grécia? Eu fico com os empresários (estes sim, trabalham mesmo).
-


13/06/2010

Wall Street 2 - Money Never Sleeps vem aí.

O trailer do filme, neste link, parece indicar que será mais uma daquelas "lições de moral" da parte puritana e religiosa da indústria cinematográfica americana. Provavelmente irá pregar que dinheiro não é bom e só trás tristeza. Será? Então vou pedir para os produtores depositarem toda a grana a bilheteria na minha conta, kkkkkk.
-

12/06/2010

Vai cair tudo: preço do Viagra deve cair 50% !!!!

Calma, mas as ações não devem cair  por isso, eheheheh... Só o preço do Viagra, conforme essa notícia.
-

Trades mamão com açucar na Nasdaq.

Dia 21/05/10, neste link, eu disse que seria uma boa comprar ações da Google a US$475,00. O papiro bateu US$507,00 em 03/06/10, dando trade de cerca de 6,5% em 12 dias. Nada mal, não?

No dia 27/05, neste link, escrevi sobre American Capital - AGNC -, que estava US$25,00. Bateu os 27,00 em 02/06, dando 8% em 5 dias.

Pena que não comprei nada disso. Seria bom se pudéssemos negociar papiros diretamente na Nasdaq, via homebroker, sem grandes dificuldades, não? Seriam trades papaya with sugar, kkkkkk.
-

11/06/2010

Mais uma corretora recomendando ELPL6

Carteira de dividendos da Omar Camargo é  composta de elétricas, conforme notícia de 07/06 neste link.
-

10/06/2010

Multinacionais brasileiras?

É isso mesmo. Estávamos acostumados às  "multinacionais estrangeiras", que viviam instalando-se aqui no Brasil.
Agora várias empresas brasileiras estão se internacionalizando, tal como mostra essa notícia de 05/06.
-

09/06/2010

Não ao "imposto sobre grandes fortunas" !!!

A notícia deste link é estarrecedora: querem criar um imposto sobre supostas "grandes fortunas". E começa com R$2 milhões... Isso é "grande fortuna"?
É outro grande absurdo do governo. É clara a tendência de bitributação, porque quem acumula patrimônio declarado já pagou todos os tributos nas fases anteriores (IR, IOF, IPTU, IPVA, ICMS, dezenas de taxas e outros). A justificativa do relator é "reduzir desigualdades sociais". Mais outra pilantragem do governo.
Os grandes sonegadores não pagarão esse imposto, se for aprovado. O patrimônio do sonegador está escondido do governo, através de diluição em laranjas ou em dinheiro vivo, ouro, terras e outros ativos não declarados. Será mais um imposto sonegado pelos sonegadores e que atingirá somente aqueles que pagam impostos.
O que o governo deve fazer é combater a economia informal e os grandes sonegadores de tributos, aqueles
que não pagam nada. Deve parar de sobrecarregar aqueles que já pagam impostos.

Esse imposto é totalmente injusto e tenderá a estimular ainda mais a evasão fiscal.
GOVERNO, TRIBUTE MENOS SOBRE UMA BASE TRIBUTÁRIA MAIOR, OU SEJA, faça mais pessoas pagarem impostos com alíquotas menores - é bom para a arrecadação, para o pacto federativo e para a saúde de todos!!Convido a todos vocês a enviarem emails aos deputados e senadores, na lista deste  e deste link (é só copiar e colar no seu email, podem pegar o texto acima e enviar).
-

OGXP3 recomendada pela Socopa.

Com preço-alvo de 24,50, conforme notícia deste link.
-

08/06/2010

Os melhores dividendos de 2010.

Não gosto muito de ler e seguir recomendações de corretoras, mas com esta eu concordo, pelo menos quanto à ELPL6: sua remuneração a ser distribuída ao acionista promete ser melhor do que antes. E é a top-list da recomendação da HSBC, neste link, que projeta 18,1% de D/Y para 2010 para ELPL6.

Neste outro link, HSBC diz que retirou a CSN de sua carteira recomendada e incluiu ELPL6.

Mais um motivo para acreditar em um trade mamão com açucar na Eletropaulo!!


Economistas apostam em elevação de 0,75% da SELIC.

Com a economia bombando e o consumo tendendo a superar a oferta, economistas apostam em elevação de até 1,00% da SELIC, na próxima quarta-feira, conforme esta notícia de 06/06.
É mais um sinal de que a economia brasileira precisa de investimentos em infraestrutura, para suportar o aumento da demanda.

07/06/2010

Eletropaulo subiu e pode subir mais; OGX pode subir também.

Quem lê este blog vê que estou focado ultimamente em ELPL6 e OGXP3. Na sexta, ELPL6 subiu 5,6%, indo a 32,60. E ainda está barata, tendo em vista seu D/Y e seus ótimos fundamentos.

OGX ainda não tem um balanço bom nem distribui dividendos porque é uma empresa pré-opercional. Mas o potencial é grande, dado seus campos de petróleo (em águas rasas e em terra firme) e o crescimento da demanda mundial, principalmente de emergentes. Recentemente, vi entrevista de Ricardo Amorim, em que ele foca o grande crescimento de países africanos, que têm ótima relação com o Brasil. OGX pode ser uma grande exportadora para eles, no futuro.
Outro fator é o preço do petróleo. É verão no hemisfério norte e estamos em meio a notícias sobre economia desaquecida e crise na Europa. Mas mesmo assim o preço do barril gira em US$ 72,00. É provável que no próximo inverno esse preço suba, por causa do aumento na demanda por causa da calefação. E se isso for acompanhado por notícias sobre reaquecimento da economia, o preço do Oil pode subir mais, levando a OGX junto (e aumentando o preço de nossa gasolina aqui, né?).
-

Mais um lucro extra para a Eletropaulo.

O fato relevante de 02/06/10 divulgado pela ELPL6 mostra que haverá um lucro extraordinário no 2T10 de R$167Mi, por causa da venda de um ativo. Polpudos dividendos esperam seus acionistas.
-

Crise na Hungria pode ter sido superestimada pelo mercado.


"O chairman do Eurogroup, grupo de ministros de Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, descartou no domingo preocupações de que a Hungria possa enfrentar uma crise de dívida soberana ao estilo da Grécia e disse que o atual valor do euro não o preocupa. "A situação na Hungria não me preocupa", disse Juncker à TV5 Monde e Radio France Inter em entrevista que será transmitida no final do domingo".
Notícia completa nesse link.
-

06/06/2010

Até que ponto a crise na Europa atinge o Brasil?

Agora é a vez da Hungria dar sinais de quebra e com isso as bolsas caem. Será que isso é de fato ruim para alguns setores da economia brasileira?
Talvez para alguns exportadores para Europa sim, tais como o setor de carnes e outros agroindustriais, que podem encontrar barreiras protecionistas e de mercado por conta da crise.
Mas alguns outros setores podem não ser impactados, e talvez até beneficiados. O setor energético brasileiro tende a atrair investidores internacionais, como já vem acontecendo (exceto os próprios europeus que pararam de investir aqui por causa da crise lá).
Olho vivo nas oportunidades que possam aparecer.
As multinacionais brasileiras já estão de olho em trades mamão com açucar que a crise está proporcionando, tal com diz essa notícia de 05/06/10.
-

Empregadores estão contratando nos EUA - empregos temporários.

Esta notícia de 01/06 da CNN mostra que nos EUA há boa contratação de empregados, mas as vagas são de temporários ou de meio-horário. Sinal de que há recuperação econômica sim, que timidamente começa a mostrar sinais.
-

05/06/2010

Sem alternativa: ou o Brasil cresce, ou vai para o buraco.

A pressão é grande: o Brasil está aumentando seu mercado consumidor. Essa alta necessita ser acompanhada de crescimento na infraestrutura: mais escolas e melhoria na educação; mais portos e melhor infraestrutura de escoamento da produção; mais investimentos em energia (elétrica, petróleo, gás).
Caso esse crescimento estrutural não se inicie de fato em 3 anos, haverá forte pressão inflacionária, porque o governo não poderá conter a demanda com aumento da taxa de juros, já que a relação dívida/PIB começa a ficar preocupante. O preço da energia elétrica tenderá a aumentar, já que consumo residencial e produção estarão no  limite das geradoras; preço de combustíveis também serão pressionados, principalmente se China continuar aumentando sua demanda por petróleo.
A única alternativa saudável para o país é desamarrar as travas (burocráticas, principalmente) e deixar o fluxo de capitais externos investir na produção do país.
Caso não cresça adequadamente, há opções amargas e indesejáveis: refrear a inflação com alta dos juros (alimentando o deficit público) e/ou com valorização cambial, para aumentar importações (opção inviável por causa do deficit na balança comercial).
-


04/06/2010

O filme "Avatar", a Vale e as bolsas.

Quem viu o ótimo filme "Avatar" não pode deixar de lembrar das bolsas, e principalmente da Vale. Em determinado momento do filme, a empresa mineradora se vê obrigada a destruir uma floresta, para ter acesso a um metal valiosíssimo. Seria necessário agir  rapidamente para dar tempo de mencionar o feito no próximo balanço trimestral, para dar trades mamão com açucar aos comprados.
Tudo a ver com as bolsas e com a destruição do ambiente provocada por mineradores e outras indústrias. É o preço de viver na civilização moderna: caem os índios, sobrevive a civilização dominante.

Não é à toa que "Avatar" e seu diretor, James Cameron, não ganharam o Oscar. Ele critica profundamente a civilização, rotulando-a de atrasada; sem solução; os índios é que estariam corretos. Por outro lado, venceu a ex-esposa de Cameron, Kathryn Bigelow, que dirigiu o filme vencedor, "Guerra ao Terror". Esse filme também critica a civilização, mas ressalta o heroísmo individual, passando a imagem de que nem tudo é perfeito, mas a vida continua e deve ser feito o melhor possível. É mesmo um filme mais pé-no-chão, mais ligado à realidade do que "Avatar".
-

Empresa de biodiesel instala-se em Rio Brilhante.

Calma, não é a ECOD3 não, eheheheh... É mais uma de suas várias concorrentes não listadas em bolsa, a Delta Biocombustíveis, conforme esta notícia de 31/05.
Quanto mais eu leio sobre biocombustíveis, mais me mantenho afastado de ECOD3, conforme já disse nesse blog, em 02/01/2010 e  em 13/05/10.
-

03/06/2010

Diogo Mainardi e a análise técnica de ações.

Neste artigo de 29/05/10, Diogo Mainardi ironiza a análise técnica de ações. Mais um para falar mal das famosas "cunhas de baixa", "OCO" e Kiss of Death dos mestres da AT da internet.
Concordo com ele em um ponto do artigo: até Caetano Veloso escrevendo colunas para O Globo?? Assim, até o Rei das Blue Chips também pode escrever remuneradamente para um grande veículo de mídia, por que não. Contratem-me, cobro 4% menos que o Caetano... E sem papo bobo sobre MPB e as "músicas de bom gosto", kkkkkkkk
-

Comparar salário pode trazer infelicidade.

“Olhar constantemente para os outros parece tornar o mundo um lugar menos feliz e mais desigual”, dizem pesquisadores.
-

02/06/2010

Notícia que pode ser boa para OGXP3, mas ruim para Petrobrás.

Custos de extração de petróleo podem aumentar muito até 2013, conforme esta notícia de 01/06. Os campos de petróleo de OGX ficam em águas mais rasas, de mais fácil extração, o que provavelmente implica em custos menores. Já a Petrobrás tem o pré-sal, que pode ter o custo de extração mais impactado.
-
.

Acho que esse é o início de um BULL-MARKET na Bovespa.

Em 03/02/10, com Ibov a 67K, escrevi, neste link, que estávamos em um início de bear-market. Quase acertei, porque depois disso, Bovespa atingiu os 71k (09/04) e desabou para 57K em 21/05.

Agora acredito que estamos em um início de um bull-market, que vai levar o Ibovespa até os 72K antes de 09/2010.
Durante essa nova jornada, o benchmark pode voltar a uns 68k, motivado por traders com medo do famoso "topo duplo". Então, antes de 12/2010 acho que Ibov chega até os 80K ou mais, podendo bater os 90K.

Como cheguei a essa conclusão? Um extrato de todas as notícias que leio, mais o comportamento das empresas que acompanho, mais feeling.
"E tenho dito"!!!  :)
 -

Atividade econômica mostra sinais de recuperação nos EUA

Segue trechos da notícia de 01/06/10, sobre a economia dos EUA:   "A atividade econômica expandiu-se pelo décimo mês seguido em maio e a economia, de modo geral, cresceu pelo 13º mês consecutivo, disseram os gerentes de compras no mais recente relatório sobre a atividade no setor de manufatura". (...)  "O setor de manufatura cresce pelo décimo mês seguido. A taxa de crescimento indicada pelo índice dos gerentes de compras é puxada por um contínuo fortalecimento das novas encomendas e da produção. O emprego continua crescendo, uma vez que as indústrias de manufatura aumentam as contratações por seis meses consecutivos. A recuperação segue ampliando-se, uma vez que 16 entre 18 indústrias reportam crescimento", observou o presidente do Comitê de Pesquisa de Negócios de Manufatura do ISM, Norbert J.Ore.
-

01/06/2010

Após "sell in May then go away", pode ser hora da volta do capital.

A notícia deste link, de 31/05, pode indicar a volta do capital às bolsas:



"Um gradual arrefecimento da crise na zona do euro já começa a se avistar e empresas brasileiras interessadas em captar recursos no mercado de capitais devem deixar tudo pronto para executarem suas operações a partir do fim das férias no Hemisfério Norte, no fim de agosto, disse o presidente do Bradesco, nesta segunda-feira. "O momento é ideal para fazer road shows", disse a jornalistas o presidente do segundo maior banco privado brasileiro, Luiz Carlos Trabuco. Com esse raciocínio, a instituição realiza nesta semana uma reunião em Londres com 39 grandes investidores globais na área de petróleo e gás, visando a atrair recursos para empresas domésticas do setor".
-

Os Bail-outs podem ter efeito duradouro mesmo a longo prazo.

Vejo notícias em que economistas afirmam que os pacotes de ajuda econômica só teriam efeito no curto e médio prazos. Na verdade, acho que podem ter efeito no longo prazo. No caso da Grécia e em grande parte  no caso dos EUA, trocaram os CDS podres por empréstimos de longo prazo - na prática, trocaram papéis podres por dinheiro. No curto prazo não haverá impressão maciça de moeda, mas no longo prazo sim. O crescimento econômico de LP poderia dar sustentação à gradual emissão de moeda, não causando inflação relevante.
A situação só seria ruim (inflação alta) se no LP não houver crescimento, o que é pouco provável.
-